Stress

10-10-2010 14:02

 Vivemos hoje numa época que se caracteriza pela grande aceleração dos acontecimentos e pelo excesso de competitividade na sociedade industrializada. Tudo acontece de forma vertiginosamente rápida e todos nós somos expostos a uma sobrecarga de estímulos que nos sufoca e oprime. É o conhecido STRESS que, de uma forma ou outra, atinge a todos nós.

O stress não é, em si próprio, uma doença, mas um conjunto de respostas desencadeadas por múltiplos fatores. Segundo o dicionário, stress é um conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras capazes de perturbar-lhe o equilíbrio.

A resposta do corpo ao stress pode ser resumida da seguinte maneira:

A percepção de uma ameaça ou perigo eminente ou de um evento traumático é percebida pelo córtex cerebral que aciona certas áreas específicas do cérebro (sistema límbico e hipotálamo) ligados ao controle das emoções. Tais alterações movimentam o sistema glandular, fazendo com que as supra-renais aumentem a produção de seus hormônios, a adrenalina e a nor-adrenalina. Esses hormônios têm ação em praticamente todos os tecidos do corpo, alterando a resposta imunológica e favorecendo o aparecimento de processos infecciosos.

Evidentemente, certo nível de stress não só é normal, como até desejável; o perigo é quando esse mecanismo se torna crônico e repetido.

Nessa situação, surgem conseqüências físicas e emocionais, como perda da concentração mental, irritabilidade, palpitações, suores frios e dores de cabeça. Os efeitos devastadores do stress crônico podem se estender até o sistema digestivo, provocando gastrites, úlceras ou dificuldades intestinais como prisão de ventre ou diarréia. No sistema cardiovascular, pode favorecer o aparecimento de doenças cardíacas, dores precordiais e angina.

Como recursos para a prevenção do stress destacamos a necessidade de uma parada em nossas atividades, seja através de férias ou até mesmo passeios de fins de semana. Atividades de lazer, exercícios físicos e a mudança de certos padrões que já não mais são necessários em nossa vida, podem também contribuir para uma diminuição desta tensão diária que vai minando, pouco a pouco a qualidade de nossa vida.