Saúde e doença

12-10-2010 07:33

 Não é necessário muito esforço para se perceber que vivemos numa época caracterizada pela grande quantidade de informações que chega, dia a dia ao nosso conhecimento, influenciando de diversas maneiras o comportamento, as crenças e atitudes de todos nós.

            Dentro de tal contexto, surge naturalmente a preocupação com a saúde – dicas, conselhos, teorias de como viver uma vida saudável surgem de todos os cantos, algumas coerentes, outras exdrúxulas e mirabolantes. Mas... o que é mesmo uma vida saudável?...O que vem a ser o estado de saúde?

            Sempre que se pensa a respeito, associamos o conceito de saúde aos aspectos físicos do ser humano. Entretanto, a saúde é muito mais do que a simples ausência de doenças físicas.

            Saúde é um conceito multifatorial de grande abrangência.

            A própria OMS – Organização Mundial de Saúde, define o termo como sendo o “bem estar bio-psico-social-espiritual do ser”, entendendo que além dos aspectos físicos há que se levar em consideração os aspectos psíquicos (emocionais) e sociais (relacionamentos) na compreensão global do que venha ser um estado de saúde.

            A esta visão agregaríamos outros fatores que julgo de grande importância para uma vida equilibrada e saudável:

 

1.      UMA  RELAÇÃO DE EQUILÍBRIO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE.

Felizmente, cada vez com mais intensidade, se revela a conduta desastrada e egoísta do homem em relação à sua morada cósmica. Poluição de rios e nascentes, desmatamento generalizado, aumento do buraco da camada de ozônio e tantos outros danos ecológicos enchem as manchetes de nossos jornais.

Já é tempo do ser humano perceber que, se continuar com tais atitudes, colocará em risco a sobrevivência da própria espécia. Os fenômenos climáticos dos últimos tempos são um recado claro de que a Mãe Terra não está mais suportando a conduta destrutiva de seus filhos.

 

2.      A DESCOBERTA DOS CAMPOS ENERGÉTICOS HUMANOS.

Recentes pesquisas vem apontando para a existência, no ser humano, de um campo energético que regula e se relaciona com cada célula de nosso organismo.

Tais evidências vem confirmar a base de doutrinas médicas já existentes, como a homeopatia ( criada por Samuel Hahnemann em 1796) e a acupuntura ( praticada pelos chineses há milênios )

A percepção desta rede energética no ser humano se estende às áreas psíquicas , pois se percebe que a maneira de pensar e as crenças que trazemos conosco, moldam a própria realidade. A psiquiatria e a psicologia holísticas ( do grego HOLOS = todo ) vem demonstrar que o otimismo, a esperança, a prática de boas ações (serviço voluntário ) e o sorriso são atitudes altamente terapêuticas, conduzindo o homem à saúde e ao bem estar.

 

 

 

3.      BUSCA DE UMA BASE ESPIRITUAL:

Percebe-se na atualidade, uma grande busca pelo homem de alguma direção espiritual, expressa na procura cada vez mais crescente dos mais variados movimentos religiosos.

Independentemente de quaisquer outras razões, o homem se defronta com a realidade de sua finitude material, debruçando-se nas questões de sua transcedentalidade. A morte é o fim de tudo, ou a essência do ser sobrevive ao fim de seu corpo físico?

No bojo das ciências psíquicas, vemos surgir a psicologia transpessoal, levando em conta os aspectos espirituais da existência, ao estudar os estados alterados de consciência, não como distúrbios psicopatológicos e sim como possibilidade de se atingir planos mais sutis da própria existência.

Como pudemos perceber nessas breves linhas, o Ser Humano deste começo de século caminha celeremente para uma compreensão holísticaa de si mesmo e de suas relações com seus semelhantes e com o próprio planeta.

Tal visão, com certeza, trará novos desafios e sepultará de vez, velhos conceitos que não mais terão utilidade na compreensão da vida.

Nunca como nos dias atuais, o homem esteve tão perdido e – paradoxalmente, tão perto do encontro consigo mesmo.

Precisamos definitivamente entender o propósito de nossa vida e trabalhar para que o fenômeno da globalização não ocorra apenas (e de forma egoísta e mesquinha) no terreno da economia e sim transforme realmente esse mundo num lugar mais justo e igualitário.

Aí sim, poderemos nos dizer seres saudáveis, vivendo fraternalmente, num mundo de paz e felicidade!