O CASAMENTO REAL

05-05-2011 13:45

 

O mundo assistiu (e aí também nos incluímos) nesses últimos dias ao casamento do príncipe Willian da Inglaterra com a plebéia Kate Middleton, trazendo novamente aos olhares da mídia as intimidades da monarquia inglêsa.

Uma bela cerimônia por sinal, que nos remete a certos valores arquetípicos que estão profundamente arraigados em nosso inconsciente coletivo. Em primeiro lugar, qual a mulher que em algum momento de sua vida não sonhou em encontrar um príncipe encantado (a recíproca é verdadeira, ou seja, os homens também procuram suas princesas...)

Em segundo lugar, quem sendo plebeu, não gostaria de fazer um “up grade” e ingressar no mundo dos nobres, aristocratas e poderosos?

Denominamos esses temas de arquetípicos, segundo a visão do grande psicólogo Carl G. Jung, porque eles aparecem (e persistem) em todos os tempos, nas mais variadas culturas e civilizações.

Os sonhos e aspirações são, até certo ponto, um refrigério necessário para a alma “escapar” por algum tempo, da realidade do cotidiano. Até aí, nada de mais...O problema é que muitos de nós perdemos a consciência e o senso crítico de que nossa vida só existe no presente, o eterno aqui-agora, único tempo possível. E então, ao invés de nos permitirmos alguns momentos de sonho, refugiamo-nos nos castelos imaginários, no reino do faz de conta, fugindo da vida concreta que passa a ser vista como dura e insatisfatória.

Imagine uma criança brincando de fazer bolhas de sabão...Os sonhos são como as bolhas – lindas, brilhantes, subindo no ar...e estourando algum tempo depois. Enquanto estamos a observà-las, são reais e podemos curtir sua existência. Mas logo após se desvanecem e voltamos a ser a criança brincando na sua realidade física.

Quero dizer com isso que devemos ter sonhos (alguns impossíveis, outros realizáveis no tempo) mas não podemos perder a prespectiva do aqui-agora. Nossa vida só pode ser vivida no presente!

Ou será que vamos preferir ser eternas crianças a assoprar bolinhas de sabão?

E ia esquecendo – desejo toda a felicidade deste mundo aos nubentes reais...

 

dr. luiz sérgio gomes tel: 9680-4919

e-mail – luizholistico@gmail.com