A lição dos surfistas

24-12-2010 13:46

O dia amanhecera nublado e de vem em quando o vento trazia uma garoa miúda que não conseguia abrandar o calor abafado daquele verão...mesmo assim fui andar na praia.

Minha atenção foi despertada para um grupo de surfistas ao longe...

Eram exatamente quatro, com suas roupas pretas, esperando o momento certo para galgar as ondas que se formavam bem ali onde eles estavam.

Como cavaleiros audazes montavam em suas pranchas e deslizavam suavemente, chegando em poucos instantes à beira da praia.

Em seguida reiniciavam o processo, retornando com a força dos próprios braços até o ponto onde pegariam uma nova onda para um novo deslizar...

Enquanto eu fazia minha caminhada, eles ficaram surfando no dorso das ondas generosas que os conduzia à beira da praia e, em seguida voltavam para o mar adentro.

Não pude deixar de fazer minhas comparações...

Todos nós, de certa forma, somo surfistas no mar da vida.

Vamos em frente, nos impulsionando com firmes braçadas até o local onde as ondas se formam e, de repente, lá vamos nós extasiados, curtindo a “onda” que logo acaba na areia...

Quantas vezes lutamos, sofremos, nos sacrificamos para atingir um determinado objetivo e ao alcança-lo, podemos vivê-lo intensamente até que outra meta surja, como uma nova onda a se formar.

E com isso, o que aprendemos com os surfistas?

Eles nos mostram que a impermanência e o movimento são as características

do Universo!

Todas as ondas se parecem umas com as outras. Mas apenas na aparência, pois em sua essência, cada uma delas é única, insubstituível, trazendo sempre uma história para nos contar.

A mudança e a fluidez são constantes na vida e a grande ilusão é se querer que as coisas, pessoas, ou situações possam ser retidas e para sempre guardadas, seguramente, para que não as percamos de nós (como se um surfista “delirante” desejasse que a onda nunca acabasse)

A onda acaba...

Tudo passa. As coisas boas e as coisas ruins...

Que aprendamos a viver com intensidade o momento presente ( deslizar na onda) e descobrir que a vida é um surfar constante e que se cairmos, temos sempre uma nova oportunidade, uma nova onda para conquistar e usufruir...

Sejamos um com a prancha, um com a onda e descobriremos que a vida é um eterno ir e vir sem fim...